Chuvas na Índia deixam 55 mortos e 11 mil casas destruídas
Chuvas fortes: houve a inundação de muitos campos de cultivo e a morte de muitos animais afogados
Nova Délhi – Pelo menos 55 pessoas morreram e 11 mil casas foram destruídas pelas fortes chuvas que caíram na última semana no sul da Índia, onde várias regiões permanecem inundadas, informou o assessor do departamento indiano de Gestão de Desastres, Anurag Gupta, nesta segunda-feira à Agência Efe.
As precipitações no estado de Tamil Nadu, que começaram na segunda-feira passada, também causaram danos a 53 mil imóveis.
Cerca de 160 pessoas foram levadas para campos de deslocados e houve várias perdas no setor agrícola e pecuário, com a inundação de muitos campos de cultivo e a morte de muitos animais afogados.
O governo local anunciou ajudas aos familiares dos mortos no valor de 400 mil rúpias (R$ 23 milhões).
As imagens transmitidas pela imprensa indiana hoje mostravam as ruas da capital regional, Chennai, inundadas, com as pessoas se locomovendo em barcas e em outros objetos flutuantes, enquanto algumas casas e veículos permaneciam cobertos pelas águas.
Os prognósticos para as próximas horas não são animadores, segundo o assessor de operações, que explicou que embora a depressão que prevalecia sobre Tamil Nadu tenha se degradado hoje, a situação voltará a piorar amanhã "com chuvas muito intensas".
Tamil Nadu recebe 48% de suas precipitações anuais entre outubro e dezembro, a época da monção do nordeste.
As inundações são comuns na Índia durante o período geral de chuvas de monção entre julho e agosto. Este ano mais de 200 pessoas morreram e pelo menos 13 milhões foram afetadas.