Chuvas escassas e irregulares reduzem potencial da soja em MT e GO, diz AgRural
Chuvas escassas e irregulares reduzem potencial da soja em MT e GO, diz AgRural
Já Mato Grosso terminou o mês de outubro com 36 por cento da área plantada, avanço semanal de 17 pontos, mas atrás dos 66 por cento da média histórica.
"As chuvas continuam irregulares na porção norte e leste de Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, no médio-norte, só áreas com umidade recebem semente. Alguns talhões plantados no fim setembro, que não viram mais água, devem ser replantados", disse a consultoria, em relatório semanal.
A Somar Meteorologia prevê chuvas diárias de cerca de 5 a 30 milímetros nos próximos dias em Goiás e Mato Grosso, até o início da próxima semana, o que pode trazer algum alívio para as plantações.
"Se não chover de forma intensa e generalizada, o replantio será geral", acrescentou Muraro, destacando que eventual replantio deverá aumentar os custos em momento em que produtor estão tentando economizar com insumos.
Em sua última projeção, a AgRural estimou a safra brasileira de soja em 99,4 milhões de toneladas, mas o número poderá sofrer redução na próxima divulgação, incluindo os efeitos climáticos para as lavouras do Centro-Oeste.
(Reportagem adicional de Gustavo Bonato)