NOTÍCIAS

Carro que invadir trilho do VLT será multado

Carro que invadir trilho do VLT será multado



Fernanda Paredes

 

Já foram instaladas mais de 100 placas no local para alertar os motoristas. Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – O VLT Carioca e a Prefeitura do Rio, com o Centro de Operações (COR), uniram esforços contra as invasões aos trilhos do VLT. Visando melhorar o ordenamento e a segurança viária, a partir desta segunda-feira (11), a região do Centro do Rio passa a contar com reforço na sinalização e, para os imprudentes, um alerta: haverá aplicação de multa para quem desrespeitar o trecho, que é exclusivo à circulação do trem elétrico.

Já foram instaladas mais de 100 placas no local para alertar os motoristas. Além disso, a parceria inclui monitoramento por vídeo. Pela proposta, as equipes da prefeitura farão o monitoramento pelas câmeras do Centro de Controle do VLT e do COR.

Segundo informações da concessionária, as vias do VLT chegam a ser ocupadas por veículos mais de mil vezes num único mês, expondo a segurança de passageiros, pedestres e de outros motoristas todos os dias. São carros, motos, ônibus, caminhões e até ciclistas.

Entre os trechos mais críticos estão o Túnel da Providência, a Rua Senador Pompeu e as avenidas Rio Branco e Binário do Porto. Existem, ainda, casos de estacionamento irregular ou paradas para carga e descarga de materiais na via, que ocasionam bloqueio à passagem dos trens e interrupção do serviço aos passageiros.

Para quem for flagrado circulando na via exclusiva, infração gravíssima segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a multa é de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.