NOTÍCIAS

BRUNO FERRARI  Grupo de empresários do Basta, que criou guarda-chuva para manifestações de 13 de mar

BRUNO FERRARI Grupo de empresários do Basta, que criou guarda-chuva para manifestações de 13 de mar



Organizado pela Frente Popular do Brasil, movimento reúne cerca de 2 mil pessoas na capital gaúcha, segundo organizadores

Um grupo pró-governo promove desde as 12h deste domingo (13) no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, o "coxinhaço", uma resposta às manifestações contra o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. De acordo com a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS), cerca de 2 mil pessoas estão no local e a organização aguarda mais 6 mil até a tarde.

>> Em nota, Dilma sai em defesa da UNE e critica PM de Alckmin

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, afirma que o protesto é contra "o golpe em curso contra a presidente Dilma" e que a corrupção está sendo usada como biombo para tornar Lula inelegível em 2018: "É preciso combater a corrupção sempre. Temos críticas à política econômica do governo, mas a corrupção está sendo tratada de modo seletivo". Segundo ele, se for confirmado que um agente público enriqueceu indevidamente, ele terá que sofrer as consequências da lei."O Aécio já foi citado em várias delações e não vemos a mesma investigação. Quem vai examinar isso?", questiona.

'Coxinhaço' feito pelos manifestantes pró-Lula no Rio Grande do Sul (Foto: Paula Soprana/ÉPOCA)

 

Manifestantes escrevem faixas em apoio ao governo Dilma durante o 'coxinhaço' (Foto: Paula Soprana/ÉPOCA)

A manifestação ocorre pela terceira vez em Porto Alegre, sempre em consonância com a data das manifestações contra o governo. Organizada pela Frente Brasil Popular, de movimentos como CUT, CTB, UNI e MST, a manifestação reúne aliados do PT e do PCdoB.

"Estou aqui por uma questão óbvia, temos uma presidente eleita democraticamente.Temos que cumprir o Estado de direito e temos uma Constituição a ser seguida. A Justiça precisa agir dentro da impessoalidade", diz o advogado Bruno Scheidemandel, 55 anos.

Até as 14h, 80 quilos de coxinha foram vendidos no parque, cada uma a R$ 2,00. O Parque Farroupilha, conhecido também como Redenção, é o maior da capital gaúcha e fica a 2,3 quilômetros do Parcão, onde ocorre o protesto que pede o impeachment da presidente Dilma. Até o momento, não houve registro de tumulto.