NOTÍCIAS

“Brasil é um dos países mais importantes para Facebook”

“Brasil é um dos países mais importantes para Facebook”



Em entrevista, por e-mail, ao Correio Braziliense, o diretor geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão comenta as conquistas, os planos e a relação da rede social com o país. Confira.

Em entrevista, por e-mail, ao Correio Braziliense, o diretor geral do Facebook no Brasil, Leonardo Tristão comenta as conquistas, os planos e a relação da rede social com o país. Confira.

Quais são as principais conquistas da rede social nesses 10 anos?
Muitas conquistas ocorreram ao longo desses anos. O que as pessoas têm feito pelo Facebook – inclusive no Brasil – vai muito além de interagir com amigos: reflete o poder transformador da plataforma nos âmbitos político, econômico e social. As mídias sociais ajudaram a democratizar a informação e estão contribuindo para o avanço de pilares básicos das sociedades no mundo todo.

Vimos como o Facebook foi utilizado para reunir brasileiros em momentos de mobilização. A plataforma se transformou em um megafone gigante e deu voz às pessoas que não a teriam de outra forma. Os termos “manifestação” e “vem pra rua”, por exemplo, estiveram entre os 10 temas mais comentados pelos brasileiros no Facebook em 2013. Não temos também como ignorar o papel das redes sociais em mobilizações ao redor do mundo, como no Oriente Médio. Aos 10 anos de vida, vemos que este é um momento para celebrar não o que o Facebook tem feito, mas o que as pessoas têm feito com o Facebook.

Quais os planos do Facebook para os próximos 10 anos?
Nos próximo 5 a 10 anos, nossa visão é conectar todos, entender a todos e construir a economia do conhecimento. Desejamos chegar a cinco bilhões de usuários e o Internet.org, um esforço global para tornar o acesso à Internet possível para mais pessoas, é essencial para esta conquista.

Hoje, chegamos a 8 em cada 10 internautas no Brasil, por exemplo, mas não nos contentaremos em chegar a 100% deles. Queremos chegar também àqueles que ainda não entraram no mundo on-line. Mobile é muito importante neste contexto. A era da conectividade móvel é o que nos espera. O mundo está cada vez mais móvel e o telefone é o dispositivo perfeito para fins sociais. As pessoas estão andando por aí com uma TV, um rádio, e-mail, além de todos os amigos no bolso. À medida que mais pessoas usam o Facebook para se conectar com amigos por meio do celular, nos empenhamos em desenvolver os melhores produtos para eles.

Entender a todos significa permitir compartilhamentos diários como de fotos e status, além do compartilhamento de conteúdo estruturado como amizades, interesses e opiniões. Construir a economia do conhecimento significa ajudar empreendedores, empresas locais e estabelecidas a usar a informação, por meio do Facebook, para construir os seus negócios e criar empregos.

Como o senhor analisa a relação do Brasil com o Facebook?
O Brasil é um dos países mais importantes para o Facebook. Uma prova disso é o crescimento da operação local, que teve o número de profissionais quintuplicado desde 2012. A proliferação dos celulares, aparelhos muito importantes para acesso ao Facebook, deve-se ao fato de o brasileiro ser extremamente sociável aliado ao movimento de ascensão social da “nova classe média”. Analisando a conjuntura brasileira, percebemos o potencial desse mercado

Muitas empresas já fazem do Facebook sua porta de entrada no mundo dos negócios e sua principal ferramenta de comunicação e de vendas com os clientes. Uma pesquisa da Comscore mostra que olhar fotos de amigos, ler atualização de perfil, enviar mensagens e compartilhar compras que fizeram na internet são as principais atividades dos usuários na rede. O total de usuários únicos na plataforma no Brasil apresentou crescimento de mais de 55%. A faixa etária que cresceu mais de 2012 para 2013 foram os jovens de 15 a 24 anos. O número mais do que dobrou no período.