NOTÍCIAS

Baleia bate em catamarã na travessia entre Morro de São Paulo e Salvador

Baleia bate em catamarã na travessia entre Morro de São Paulo e Salvador



 

Baleia bate em catamarã na travessia entre Morro de São Paulo e Salvador

 Não houve feridos.

Por G1 BA

 

 
 
 
 

Catamarã que bateu em baleia é escoltado por lanchas da Marinha

Um catamarã que saiu de Morro de São Paulo, destino turístico na Bahia, e seguia para Salvador, bateu em uma baleia na região da praia de Cacha-Pregos, na Ilha de Itaparica, na manhã desta segunda-feira (11). Vinte e nove pessoas, sendo 26 passageiros e 3 tripulantes, estavam na embarcação Farol do Morro, que saiu de Morro às 9h e deveria chegar ao Terminal Náutico da Bahia, na capital, às 11h, mas só atracou por volta das 13h.

A situação assustou passageiros, que colocaram coletes após o tombo do animal na embarcação. Não houve feridos. "A baleia bateu duas vezes no barco, distribuíram os coletes. Ficamos todos em choque. Os marinheiros nos ajudaram. Eles nos acalmaram e tentaram não mostrar pânico. Tinha colete pra todo mundo. Foi Deus e os marinheiros", disse Lidiane Veríssimo, turista do Ceará que estava no catamarã.

 

Lidiane e Ronaldo são do Ceará e estavam no catamarã que saiu de Morro de São Paulo e foi atingido por uma baleia (Foto: Ronaldo Ramos/Arquivo pessoal) Lidiane e Ronaldo são do Ceará e estavam no catamarã que saiu de Morro de São Paulo e foi atingido por uma baleia (Foto: Ronaldo Ramos/Arquivo pessoal)

Lidiane e Ronaldo são do Ceará e estavam no catamarã que saiu de Morro de São Paulo e foi atingido por uma baleia (Foto: Ronaldo Ramos/Arquivo pessoal)

"Bateu no motor duas vezes. Por causa do acidente que aconteceu no mês passado, ficamos tensos. Teve uma rachadura pequena no barco. No começo todo mundo começou a chorar, mas depois deu pra ver que tava tudo bem e ficamos calmos", afirmou Ronaldo Ramos, também turista do Ceará que estava na Farol do Morro.

⁠⁠⁠O comandante da embarcação, Mário Alexandre, relatou ao G1 que entrou água na embarcação e um dos motores parou após a batida da baleia. Segundo ele, nessa época do ano, considerada a temporada das baleias no litoral brasileiro, é muito comum ver os animais na região.