NOTÍCIAS

Bailarina de Duque de Caxias ganha bolsa de estudos na Alemanha

Bailarina de Duque de Caxias ganha bolsa de estudos na Alemanha



Os palcos brasileiros ficaram pequenos para o talento de uma jovem bailarina de Duque de Caxias.

 Os palcos brasileiros ficaram pequenos para o talento de uma jovem bailarina de Duque de Caxias. Aos 16 anos, Carollina Bastos dará seu passo mais importante na busca pela realização do sonho de um dia se tornar a primeira bailarina de uma grande companhia internacional de ballet: viajará no início de setembro para um intercâmbio na Ballet-Akademie Müchen, da Alemanha. Durante um ano, a moradora de Santa Cruz da Serra irá cursar licenciatura da música e terá aulas de alemão, tudo isso com o apoio da prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo.

“Dalal Achcar já falou para mim que considera a Carollina uma das prováveis herdeiras da Ana Botafogo. Ela possui um dom que vem sendo reconhecido em festivais internacionais e para ajudar a lapidar esse talento a secretaria municipal de Cultura e Turismo está oferecendo uma bolsa de estudos e o prefeito Alexandre Cardoso se colocou à disposição para ajuda-lá naquilo que for preciso”, destacou o secretário de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, Jesus Chediak.
 
Apaixonada pela dança clássica, Carollina só iniciou no ballet aos oito anos de idade em um projeto social. Aos poucos a jovem foi se destacando e em 2010 ganhou uma bolsa de estudos na Companhia Centro de Dança Rio, da diretora Mariza Estrela. Aos 13 anos foi apresentada à Dalal Achcar e convidada para fazer parte da Companhia Jovem do Rio de Janeiro, do Theatro Municipal.
 
Apesar da pouca idade, o currículo da bailarina impressiona. No primeiro concurso em que participou, em São Paulo, em 2007, ficou entre as primeiras colocadas. Com apenas 14 anos conquistou a primeira medalha de ouro em um festival internacional no Valentina Kozlova Internacional Ballet Competition, em Nova York. Na ocasião recebeu a oferta de seis bolsas de estudos e o convite para participar da noite de gala do festival Seul Internacional Dance Competition, na Coreia do Sul, onde mais uma vez ficou em primeiro lugar. No ano passado, a galeria de troféus de Carollina ganhou mais um prêmio, dessa vez do Prix de Lausanne, na Suíça, uma das mais conceituadas competições de ballet do mundo. Outro feito da moradora de Duque de Caxias foi no festival de Los Angeles, onde ficou entre as 20 melhores do mundo.
 
“Sempre gostei muito de dançar, mas não tinha dinheiro para pagar as aulas. Minha mãe sempre foi uma guerreira que me deu muito apoio. Desde pequena, conquistamos tudo com muita luta e determinação. Esse intercâmbio para Alemanha é mais um sonho que irá se realizar”, lembrou a jovem, que tem como principais inspirações na dança as bailarinas Ana Botafogo e Svetlana Zakharova.
 
Com uma vida profissional agitada aos 16 anos, Carollina precisa conciliar seus horários durante a semana entre estudos e treinos. No período da manhã assiste às aulas no colégio estadual Professora Minerva Barbosa de Castro, no Parque Equitativa, onde está na 2ª série do ensino médio. À tarde, atravessa a cidade e participa dos ensaios na Companhia Jovem de Dança, na Gávea, e, logo em seguida, vai para o Centro de DançaRio, no Meier. São mais de seis horas diárias de treinamento, que estão sendo intensificadas nesse período que antecede a viagem.
 
Fiel escudeira e grande incentivadora da filha, Célia Regina de Souza não esconde o orgulho de ver a filha trilhando o caminho do sucesso e agradece a todos que ajudaram a construir um pouco desse sonho, como as professoras Angélica Fiorani e Diana Tomasetig, que durante quatro anos lapidaram o talento da bailarina. Presente em todos os momentos da vida de Carollina, a mãe confessa que ficará com o coração apertado por estar longe durante um ano.
 
“Com 11 anos ela já recebia ofertas de bolsas de estudo, mas entendemos que só agora ela alcançou a maturidade necessária para viajar e viver em outro país sozinha. Além disso, avaliamos que a bolsa da Alemanha era a melhor oportunidade por poder continuar os estudos e participando de festivais. Sentirei muita saudade, mas sei que isso é importante para ela. Tenho que agradecer a todos que ajudaram na construção dessa história. Minha vida é em função da Carollina, faço tudo para ver os sonhos dela realizados”, afirmou a mãe. 
 
Visita à Prefeitura
Nesta quarta-feira (27/8), a bailarina esteve na sede da prefeitura de Duque de Caxias, em Jardim Primavera, ao lado da mãe Célia Regina de Souza, para agradecer o apoio da secretaria municipal de Cultura e Turismo e foi recebida pelo prefeito Alexandre Cardoso e pela primeira dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, em seu gabinete, que se colocaram à disposição para ajudá-la.
 
“Desejo muita sorte nesse novo desafio. Uma pessoa com o seu talento merece vencer e tenho certeza que você vai conseguir realizar seu sonho. Parabéns pelo belo trabalho”, disse o prefeito.
Bailarina de Duque de Caxias ganha bolsa de estudos na Alemanha