NOTÍCIAS

Aparelho reanima mulher clinicamente morta, 42 minutos depois: “Lucas 2”

Aparelho reanima mulher clinicamente morta, 42 minutos depois: “Lucas 2”



Mas o choro acabou após os médicos darem a informação de que a mulher, que estava morta há cerca de 42 minutos, havia “ressucitado” para espanto dos profissionais.

 

Veja que impressionante.
O marido e os filhos choravam a morte de Vanessa Tanasio (foto acima), 41 anos, vítima de uma parada cardíaca.
Mas o choro acabou após os médicos darem a informação de que a mulher, que estava morta há cerca de 42 minutos, havia "ressucitado" para espanto dos profissionais.
Vanessa teve a morte atestada na semana passada pela equipe de um hospital em Melbourne, na Austrália, onde estava internada desde a semana passada devido uma artéria bloqueada.
Mas os médicos não desistiram e usaram um aparelho chamado Lucas 2, o único deste tipo que existe na Austrália, para manter o fluxo de sangue até o cérebro, enquanto o cardiologista Wally Ahmar abriu a artéria para desbloqueá-la.
Esta foi a primeira vez que o dispositivo foi utilizado com êxito em um paciente, segundo o hospital.
O hospital  descreveu sua sobrevivência como surpreendente. 
A paciente também: "Estou me sentindo excelente. Para alguém que estava morta por quase uma hora  eu estou me sentindo perfeitamente bem. É surreal, "afirma Vanessa.
A representante de vendas, disse que não tinha histórico de problemas cardíacos. "Estou aliviada por ainda estar aqui para os meus filhos. Os médicos e os enfermeiros têm sido impressionantes. A máquina é incrível," disse ela.
Dinheiro arrecadado para a compra do Lucas 2
Mas, a boa notícia não para por ai:   O aparelho de 15 mil dólares foi comprado após uma campanha para arrecadar dinheiro.
O Sargento Mark Robertson, que fez parte da equipe que levantou os fundos, disse que estava emocionado.
"Todo o dinheiro arrecadado para comprar equipamentos médicos está indo para uma causa nobre, um resultado como este é incrível", disse ele.

Aparelho no Brasil
O aparelho que ajudou a salvar a vida de Vanessa é uma novidade na medicina mundial, mas já pode ser encontrado em alguns hospitais do Brasil.
O dispositivo, conhecido como compressor mecânico, ou automático, como o nome sugere, realiza de forma automática a compressão torácica, que é realizada em um paciente que sofreu uma parada cardíaca.
No caso da paciente australiana, ele foi fundamental para que a circulação do sangue se normalizasse e o seu coração voltasse a bater normalmente.
Com informações News.com e O Dia, e Daily Telegraph.
Tradução: Kariane Costa