NOTÍCIAS

Aluna de escola com maior nota na Redação do Enem conta que leu 25 livros em 2015

Aluna de escola com maior nota na Redação do Enem conta que leu 25 livros em 2015



A jovem Monalysa Oliveira, 18 anos, contribuiu para o Instituto Escolar São José, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, a atingir excelentes resultados no Enem.

A jovem Monalysa Oliveira, 18 anos, contribuiu para o Instituto Escolar São José, localizado no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, a atingir excelentes resultados no Enem. Ela é uma das alunas que atingiu a nota de 980 pontos de 1000 possíveis na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
Aluna da escola desde a alfabetização, a hoje estudante de Direito da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), fez 980 pontos na redação do Enem e credita à equipe de professores e à sua rotina de estudo o desempenho de sucesso.
 
Monalysa  conta que escrevia redações diariamente sob orientação da equipe da escola. Os professores incentivavam os alunos a argumentar e à leitura. Ao Cidadeverde.com, a estudante lembra que leu 25 livros no ano passado. 
 
“Além da carga horária escolar, eu tinha minha rotina de estudo em casa. Estudava cinco horas por dia e lia autores, dentre eles Simone de Beauvoir, que contribuiu muito para o meu sucesso, já que o tema da redação era sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, relembra Monalysa. 
 
Nesta quarta-feira (05) a direção da Escola São José, em entrevista à TV Cidade Verde, destacou o trabalho desenvolvido na instituição escolar para conseguir tal resultado no Enem. A diretora Rosimar Carvalho destacou que a metodologia de ensino desenvolvida na escola é “baseada em diagnósticos”. 
 
“Identificamos os pontos de dificuldade dos alunos e desenvolvemos um trabalho de ensino personalizado”, enfatiza Rosimar. 
 
O também diretor do Instituto São José, Rangel Bezerra, ressalta a importância do ensino infantil e fundamental no bom desempenho dos alunos no ensino médio.  
 
“A educação começa lá no ensino infantil. Toda a equipe escolar é responsável por esse resultado”, pondera Rangel.
 
No Jornal do Piauí, a mestre em Educação,  Silvia Martins, reiterou o que a equipe da Escola São José defende e disse que a educação é processual e que o resultado que o aluno apresenta no ensino médio é decorrência de todo trabalho iniciado desde a educação infantil.
 
“O resultado no Enem é decorrência do histórico escolar do aluno”, disse. 
 
O Piauí tem quatro entre as 10 escolas do Brasil que mais pontuaram na redação do Enem 2015. São elas: o Instituto Educacional São José, unidade Mocambinho, Instituto Dom Barreto, Educandário Santa Maria Goretti e Colégio CEV. 
 
 
Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com