ALERTA: Cepa Delta em Israel avança contaminação no país
Por
Cepa Delta em Israel: O aumento da morbidade continua – ontem foram acrescentados 756 infectados, 100 pacientes hospitalizados e 54 deles em estado crítico, é o terceiro dia em que o número de contaminados está acima de 700 pessoas.
Em entrevista esta manhã, o Prof. Blitzer disse que encurtar o isolamento é a decisão certa, mas apenas com a condição de que as pessoas tomem cuidados com os testes. Sobre a terceira vacina para adultos declarou: “Ainda não vi evidências científicas da eficácia de outra dose”.
No contexto do aumento da morbidade e da decisão de encurtar o isolamento para repatriados do exterior, o chefe do departamento de inovação da Clalit e o chefe do gabinete de especialistas da Corona, Prof. Ran Blitzer, foi entrevistado esta manhã e disse que ” Se eles logo perceberem que não está se equilibrando adequadamente, as coisas podem mudar”.
O Prof. Blitzer também se referiu à opção de dar uma terceira vacina a adultos: “Ainda não vi evidências científicas claras para a eficácia, segurança e benefício de dar uma terceira dose. O fechamento é o pior de todos os mundos, é algo que prejudica a saúde pública de forma mais ampla. Mais, e espero que não consigamos.”
Seus comentários foram feitos em meio a uma decisão do Conselho de Ministros Corona da última terça-feira de encurtar o período de isolamento para uma semana. Além disso, foi decidido criar um sistema de teste rápido, aumentar drasticamente a aplicação da máscara, transferir a responsabilidade pela aplicação dos regulamentos corona para o Departamento de Segurança Interna e conduzir o trabalho preparatório para organizar eventos de massa (mais de 100 pessoas) em espaços fechados posteriormente .
Enquanto isso, o aumento da morbidade no país continua – segundo o Ministério da Saúde, 519 novos portadores foram identificados em Israel até a madrugada. Além disso, 15 pessoas foram hospitalizadas no último dia após a infecção do vírus e atualmente 95 pacientes corona estão internados nos hospitais, 52 deles na condição o número de mortes na epidemia é de 6.441 quando uma pessoa morreu ontem .