NOTÍCIAS

18 a 21 de Maio – Lisboa recebe personalidades mundiais em reunião do grupo Bilderberg

18 a 21 de Maio – Lisboa recebe personalidades mundiais em reunião do grupo Bilderberg



“A 69ª reunião da Bilderberg vai acontecer de 18 a 21 de maio de 2023 em Lisboa, Portugal. Cerca de 130 participantes de 23 países já confirmaram a sua presença. Como sempre, um grupo diverso de líderes políticos e especialistas da indústria, finanças, ensino, trabalho e meios de comunicação foram convidados”,

 

 

A capital portuguesa recebe até ao próximo domingo a 69ª reunião do grupo Bilderberg. Entre as personalidades que vão estar presentes em Lisboa estão nomes como Jens Stoltenberg, Roberta Metsola, Josep Borrell e o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kuleba.

 

 

Os organizadores não especificaram o local onde vai acontecer a reunião e a mesma não terá cobertura dos meios de comunicação.De acordo com o grupo, muitos tópicos estarão em discussão, entre os quais a inteligência artificial, o sistema bancário, a transição energética, desafios fiscais, a NATO, Rússia, Ucrânia, ameaças transnacionais e a liderança dos Estados Unidos.

No entanto, sabe-se que estarão presentes personalidades como Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, Roberta Metsola e Josep Borrel (em representação da União Europeia) e Dmytro Kuleba, ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros – num contexto em que não se vislumbra o fim da invasão russa em território ucraniano.

Portugal também terá representantes nesta reunião a ter lugar em Lisboa. De acordo com a lista divulgada pela organização, estarão presentes Durão Barroso, antigo primeiro-ministro de Portugal e ex-presidente da Comissão Europeia, e Francisco Pinto Balsemão, empresário e político que já pertenceu ao comité da direção do Clube de Bilderberg.

Na reunião também estarão representadas empresas como a Feedzai, a Galp ou a EDP. Outras personalidades políticas também fazem parte da lista de convidados, caso de Mark Rutte, primeiro-ministro dos Países Baixos.

Fundação nos anos 50

O grupo Bilderberg foi fundado em 1954, no pós-II Guerra Mundial. O objetivo declarado foi promover o diálogo entre a Europa e a América do Norte e a primeira reunião decorreu num hotel dos Países Baixos, cujo nome viria a batizar o grupo: Bilderberg.

De acordo com os organizadores, pelo menos dois terços dos participantes são da Europa, sendo os restantes da América do Norte. Vários portugueses já passaram por estas reuniões, com nomes que incluem, por exemplo, o atual primeiro-ministro António Costa, o antigo presidente da República Jorge Sampaio e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A última vez que Portugal foi anfitrião de uma reunião do grupo Bilderberg foi em 1999, na vila de Sintra.

 

por Inês Geraldo – RTP