Tendências da Perseguição
Confira os fatos que influenciaram as principais mudanças na Lista Mundial da Perseguição 2025
Acompanhe as principais tendências que influenciaram a LMP 2025. Os dados foram coletados no período de 1 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
1. Violência aumenta de forma significativa na Ásia Central

2. Guerra civil continua no Iêmen e em Mianmar

3. Na África Subsaariana, a violência continua
A pontuação do Sudão subiu três pontos, fazendo-o alcançar a 5ª posição. Isso ocorreu devido à intensificação da guerra civil iniciada em 2023. Houve um aumento no número de cristãos mortos e violentados sexualmente, bem como de ataques a casas e negócios de cristãos. O número de deslocados internos até meados de 2024 ultrapassou 7,7 milhões, se tornando a maior crise de deslocados no mundo.

Na Nigéria, as condições não têm como piorar. O país já está, e permanece, entre os lugares mais perigosos no mundo para os cristãos. Sua pontuação é quase idêntica a 2024, atingindo a nota máxima no quesito violência contra cristãos. A Nigéria permanece no Top10, ficando em 7º lugar.
4. A igreja dá sinais de que está se tornando secreta
A pequena comunidade de cristãos na Líbia tenta evitar de todas as formas uma nova aplicação de medidas severas, como em março de 2023, o que levou muitos cristãos à prisão. Na Síria, o saqueamento de igrejas reduziu um pouco após os terremotos, em fevereiro de 2023. Mas o aumento de criminalidade, corrupção, discriminação religiosa e instabilidade política fomentam o medo, o que leva a uma migração cristã. Além de alterar a demografia de locais históricos da igreja, isso enfraquece as igrejas locais e desafia o futuro dos cristãos na região.
Com a guerra entre Hamas e Israel, iniciada em outubro de 2023, comunidades cristãs em Gaza e Cisjordânia chegaram à beira da extinção. Em Gaza, ao menos 33 cristãos foram mortos e a maioria das casas foi destruída. Na Cisjordânia, limitações impostas por autoridades israelenses foram enrijecidas e restrições de viagem aplicadas a comunidades cristãs aumentaram. Isso levou muitas famílias cristãs a se mudarem para o exterior ou tentarem fugir.
A igreja no Afeganistão é profundamente secreta e, por isso, há menos repressão das autoridades talibãs. Por outro lado, esse isolamento da igreja dificulta verificar casos de ataques relacionados à fé. Na China, parece que a época da presença relativamente aberta da igreja está ficando para trás. Igrejas não registradas, que eram toleradas pelo governo, agora são ilegais, com autoridades cada vez mais reforçando regulamentações e restringindo políticas.
5. México se destaca na América Latina

6. Alguns raios de esperança

A Nicarágua manteve a 30ª posição. Apesar de a violência contra cristãos permanecer a mais alta de todos os tempos na Nicarágua, a situação poderia ser pior. No último período de pesquisa, 94 cristãos, a maioria líderes cristãos, foram expulsos do país. Desde 2018, a estimativa é que 110 líderes cristãos tenham sido deportados.
*O período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2025 foi de 1 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2024.
