
Portal Nacional da Educação pede revisão do calendário do Enem devido às chuvas no RS
O Portal Nacional da Educação enviou um pedido para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e para o Ministério da Educação (MEC) solicitando uma revisão no cronograma da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O motivo urgente para este pedido é o cenário de desastres naturais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com inundações devastadoras.
As enchentes já deixaram 95 mortos. O estado registra 131 desaparecidos e 372 feridos. Há 207,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos). O Rio Grande do Sul tem 401 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão de pessoas afetadas.
Conforme o calendário do Enem, o resultado da justificativa de ausência e do pedido de isenção do Enem 2024 está previsto para ser divulgado em 13 de maio. E o período para recurso, inicialmente programado entre os dias 13 e 17 de maio, torna-se inviável diante da situação de emergência, incluindo a falta de energia em várias regiões do Rio Grande do Sul. Segundo informações, mais de 200 escolas foram completamente destruídas pelas chuvas.