
Carro que invadir trilho do VLT será multado
Fernanda Paredes
Rio de Janeiro – O VLT Carioca e a Prefeitura do Rio, com o Centro de Operações (COR), uniram esforços contra as invasões aos trilhos do VLT. Visando melhorar o ordenamento e a segurança viária, a partir desta segunda-feira (11), a região do Centro do Rio passa a contar com reforço na sinalização e, para os imprudentes, um alerta: haverá aplicação de multa para quem desrespeitar o trecho, que é exclusivo à circulação do trem elétrico.
Já foram instaladas mais de 100 placas no local para alertar os motoristas. Além disso, a parceria inclui monitoramento por vídeo. Pela proposta, as equipes da prefeitura farão o monitoramento pelas câmeras do Centro de Controle do VLT e do COR.
Segundo informações da concessionária, as vias do VLT chegam a ser ocupadas por veículos mais de mil vezes num único mês, expondo a segurança de passageiros, pedestres e de outros motoristas todos os dias. São carros, motos, ônibus, caminhões e até ciclistas.
Entre os trechos mais críticos estão o Túnel da Providência, a Rua Senador Pompeu e as avenidas Rio Branco e Binário do Porto. Existem, ainda, casos de estacionamento irregular ou paradas para carga e descarga de materiais na via, que ocasionam bloqueio à passagem dos trens e interrupção do serviço aos passageiros.
Para quem for flagrado circulando na via exclusiva, infração gravíssima segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a multa é de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.