NOTÍCIAS

Porque o adolescente tem excesso de sono

Porque o adolescente tem excesso de sono



Durante a adolescência é normal que os padrões de sono fiquem alterados e, por isso, é muito comum que o adolescente pareça ter sono excessivo, sentindo muita dificuldade para acordar de manhã e apresentando cansaço durante todo o dia, o que pode acabar prejudicando sua performance na escola e até sua vida social.

Isso acontece principalmente devido a uma alteração natural que acontece no relógio biológico durante a adolescência. Essa alteração faz com que surja um atraso na hora em que é produzida a melatonina, o principal hormônio do sono. Quando isso acontece, a vontade para pegar no sono aparece mais tarde, causando um atraso em todo o dia

 

Como a melatonina afeta o sono

A melatonina é o principal hormônio do sono e, por isso, quando está a ser produzido pelo organismo leva a pessoa a querer dormir, enquanto que, quando já não está sendo produzido, faz com que a pessoa consiga estar em alerta e pronta para as atividades diárias.

Geralmente, a melatonina começa a ser produzida no final do dia, quando a luz do sol está menos intensa e quando se tem menos estímulos, permitindo que o sono vá chegando lentamente, e atinge seu pico durante o sono. Depois disso, sua produção diminui para facilitar o acordar e preparar a pessoa para o dia.

Nos adolescentes, esse ciclo geralmente está atrasado e, por isso, a melatonina começa sendo produzida mais tarde, o que faz com que o sono demore mais tempo para chegar e, de manhã, fica mais difícil acordar, pois os níveis de melatonina ainda estão elevados, dando vontade de continuar dormindo.

https://www.tuasaude.com/