NOTÍCIAS

A forma correta de lavar as mãos para se proteger do coronavírus

A forma correta de lavar as mãos para se proteger do coronavírus



 

Lavar as maõs de forma correta ajuda a proteger todos contra o cororavírus. Foto: Fernandez/UNICEF

Lavar as maõs de forma correta ajuda a proteger todos contra o cororavírus. Foto: Fernandez/UNICEF

Viroses respiratórias como a doença do coronavírus se espalham quando muco ou gotículas (tosse ou espirro) que contêm o vírus entram no seu corpo através dos olhos, nariz ou garganta. Na maioria das vezes, isso acontece por meio de suas mãos. As mãos também são um dos meios mais comuns pelos quais o vírus se transmite de uma pessoa para a outra.

Durante uma pandemia global, uma das maneiras mais baratas, mais fáceis e mais importantes de impedir a propagação de um vírus é lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

 

1. Como lavo minhas mãos corretamente?
Para eliminar todos os vestígios do vírus em suas mãos, uma ensaboada e uma enxaguada rápidas não serão suficientes. Abaixo está um processo passo a passo para uma lavagem eficaz das mãos.

Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos
Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente
Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.

2. Por quanto tempo devo lavar minhas mãos?
Você deve lavar as mãos por pelo menos 20-30 segundos. Uma maneira fácil de cronometrar é cantando a música “Parabéns pra você” duas vezes.

O mesmo vale para o álcool gel. Use um desinfetante para mãos que contenha pelo menos 70% de álcool e esfregue-o nas mãos por pelo menos 20 segundos para garantir a cobertura total.

3. Quando devo lavar minhas mãos?
No contexto da prevenção do CoVID-19, lave as mãos:
– Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
– Depois de visitar um espaço público, incluindo transporte público, mercados e locais de culto religioso
– Depois de tocar em superfícies fora de casa, incluindo dinheiro
– Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente
– Antes e depois de comer

Em geral, você deve sempre lavar as mãos:
– Depois de usar o banheiro
– Antes e depois de comer
– Depois de manusear lixo
– Depois de tocar em animais e animais de estimação
– Antes e depois de trocar as fraldas dos bebês ou ajudar uma criança a usar o banheiro
– Quando suas mãos estiverem visivelmente sujas

4. Como posso ajudar minha criança a lavar as mãos?
Você pode ajudar facilitando a lavagem das mãos para a criança, por exemplo, colocando um banquinho para que ela possa alcançar água e sabão sozinha. Você pode tornar o momento divertido cantando as músicas favoritas dela enquanto a ensina e ajuda a esfregar as mãos.

Existem músicas divertidas sobre lavagem de mãos que você pode ensinar para a criança. Aqui estão alguns exemplos: Lava a mão (Galinha Pintadinha) e Lavar as mãos (Palavra Cantada).

5. Preciso usar água morna para lavar as mãos?
Não, você pode usar qualquer temperatura da água para lavar as mãos. Água fria e água morna são igualmente eficazes para matar germes e vírus – desde que você use sabão!

6. Preciso secar minhas mãos com uma toalha?
Os germes se espalham mais facilmente pela pele úmida do que pela pele seca; portanto, secar suas mãos completamente é um passo importante. Toalhas de papel ou panos limpos – o ideal é ter um pano/toalha para cada pessoa – são a maneira mais eficaz de remover germes sem espalhá-los para outras superfícies.

7. Qual é o melhor: lavar as mãos ou usar álcool gel?
Em geral, a lavagem das mãos com sabão e água e o álcool gel, quando praticadas/usados corretamente, são altamente eficazes para matar a maioria dos germes e patógenos. O álcool gel geralmente é mais conveniente quando você está fora de casa, mas pode ser caro ou difícil de encontrar em contextos de emergência. Além disso, o álcool gel mata o coronavírus, mas não mata todos os tipos de bactérias e vírus. Por exemplo, é relativamente ineficaz contra o norovírus e o rotavírus.

8. De que outra forma posso ajudar a impedir a propagação do coronavírus?
– Adote os procedimentos adequados quando tossir ou espirrar: cubra a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo flexionado ou com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, descarte imediatamente o lenço de papel usado em uma lixeira com tampa ou em saco plástico e lave as mãos.
– Evite tocar seu rosto (boca, nariz, olhos).
– Pratique o “distanciamento social”, evitando apertar as mãos, abraçar ou beijar pessoas, compartilhar comida, utensílios, garfos, colheres, copos, xícaras e toalhas
– Evite contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de resfriado ou gripe.
– Procure atendimento médico se você ou sua criança tiver agravamento dos sintomas, como febre alta, tosse ou dificuldade em respirar.
– Limpe as superfícies que podem ter entrado em contato com o vírus (celulares, telefones fixos, teclados, maçanetas, corrimões, etc). De maneira geral, limpe as superfícies com mais frequência (especialmente em espaços públicos).

 

G1