NOTÍCIAS

Unicef denuncia fake news divulgadas sobre a Covid-19

Unicef denuncia fake news divulgadas sobre a Covid-19



Organização alerta que mensagens falsas podem aumentar o medo e a paranoia

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) denunciou uma falsa mensagem atribuída à organização e que tem circulado em grupos de WhatsApp e nas redes sociais. O texto contém orientações errôneas sobre o coronavírus que podem colocar as pessoas em risco.

Em seu site oficial. o Unicef esclareceu alguns pontos da fake que tem sido compartilhada e explicou que informações como o vírus morrer a temperaturas de 27º C e que gargarejos com água salgada não matam o vírus. De acordo com a instituição, “propagar informações falsas aumenta a paranoia, o medo, além de fazer com que as pessoas estejam menos protegidas e mais vulneráveis ao vírus”.

O Unicef recomenda que todos lavem as mãos frequentemente, principalmente antes de comer; depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; e depois de ter ido ao banheiro. Também é aconselhável o uso de um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool. Em parceria com a Organização Mundial da Saúde e a Comissão Nacional de Saúde, a organização busca fortalecer a comunicação de riscos, para que crianças, mulheres grávidas e suas famílias saibam como impedir a propagação do coronavírus.

 

pleno.news