NOTÍCIAS

Se não tem mar, por que a Bolívia tem Marinha?

Se não tem mar, por que a Bolívia tem Marinha?



O país sonha em um dia voltar a ter um naco de litoral, que perdeu para o Chile em 1879

A Marinha boliviana, com quase 5000 homens, foi criada em 1963 pelo presidente Víctor Paz Estenssoro. Tem 73 embarcações de combate e consome 15% do orçamento das Forças Armadas da Bolívia.
 
A contradição é que, embora tenha uma Marinha, a Bolívia não tem acesso ao mar. Os barcos e seus oficiais ficam no calmo lago Titicaca, a 4800 metros de altitude, ou nos rios do país. Muitos dos seus marinheiros nunca viram o mar. De vez em quando, alguns morrem afogados por não saber nadar.
 
A Bolívia perdeu sua costa na Guerra do Pacífico (1879-1883). Pouco antes, o país sobretaxou empresas chilenas que exploravam salitre na região do Atacama, violando um acordo entre as duas nações. O Chile, então, mandou tropas para ocupar a área, povoada majoritariamente por chilenos.
 
Os bolivianos ainda hoje reclamam disso. Na Constituição boliviana de 2009 lê-se:
 
“O Estado boliviano declara seu direito irrenunciável e imprescritível sobre o território que dá acesso ao Oceano Pacífico e seu espaço marítimo”
 
Sem trabalho para fazer, os membros da Marinha capinam pasto, constroem casas, treinam cães para pegar objetos na água, marcham nas docas e jogam futebol.