NOTÍCIAS

Descoberta cidade do gigante Golias

Descoberta cidade do gigante Golias



Mensageiro da Paz (Outubro/ 2015)

Foram encontradas as ruínas da cidade natal de um dos mais célebres personagens bíblicos. Segundo os arqueólogos da Universidade de BarIlan, os escombros da antiga cidade de Gate (uma das maiores e mais influentes cidades da Palestina dos tempos bíblicos), cidade natal do gigante Golias, morto por Davi durante batalha no vale de Elá (1Sm 21.9 – ARA).

As escavações foram conduzidas pelo professor Aren Maeir e desnudaram as fortificações e o portão de entrada da cidade onde viveu o gigante. Os especialistas trabalham dentro do Parque Nacional de Tel Zafi t, localizado entre Jerusalém e Ashkelon. O professor Maeir disse que o portão está entre os maiores já encontrados em Israel. Apesar dos esforços dos arqueólogos na região desde 1899, apenas nas últimas décadas eles notaram o quanto de remanescentes da Idade do Ferro realmente existia por ali.

Os arqueólogos disseram que, além do portão, também foram descobertos uma grande fortificação e diversas construções que mantinham a cidade, incluindo um santuário e um local usado na produção de ferro. Os arqueólogos afi rmam que a cidade permaneceu habitada até o ano de 830 a.C, quando foi destruída por Hazael, rei de Damasco.

A equipe disse que até agora é possível observar a superfície superior das estruturas. Baseando-se no tamanho e na forma das pedras na construção do local, as paredes da cidade devem ter sido bastante grandes. As cerâmicas e outros achados associam-se com a cultura filisteia, mas é possível identificar elementos da técnica israelita. Isto sugere que ambas as culturas influenciavam-se mutuamente. “Isso refl ete as intensas ligações que existiam entre os filisteus e os seus vizinhos. Embora os filisteus fossem os inimigos absolutos dos israelitas, na realidade a relação era muito mais complexa”, disse Maeir.

O relato bíblico dá conta de que a cidade de Gate era o local de nascimento de Golias (1Sm 17.4), o soldado filisteu que desafiou o exército israelita comandado pelo rei Saul e acabou sendo morto em combate por Davi, que a época era apenas um pastor de ovelhas, mas no futuro seria rei de Israel. O jovem utilizou como arma uma funda e uma pedra. O gigante ficou ferido e teve a cabeça decepada por sua própria espada utilizada por Davi (1Sm 17.50,51).

Mensageiro da Paz –