De olho em Medicina, estudante faz maratona de até 15 horas de estudos
‘Meu sonho é fazer esse curso e chegou a hora’, disse aluna do 3º ano. Estudante da rede pública, Loren se divide entre escola integral e cursinho.
O sonho de ser médica faz a estudante Loren Cristinny Souza Canto, de 17 anos, manter uma maratona diária de estudos de até 15 horas. Desde o primeiro ano do Ensino Médio, ela participa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para adquirir experiência. Diariamente, ela divide o tempo entre os estudos em uma escola de tempo integral e aulas em um cursinho à noite.
Em 2013, Loren conseguiu pontuação para ingressar no curso de Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) após participar do Enem. Agora, no terceiro ano do Ensino Médio, ela tenta conquistar vaga para Medicina. "Sempre foi meu sonho", disse.
Loren estuda em escola de tempo integral e à noite faz cursinho (Foto: Luis Henrique/G1 AM)
Loren diz que a rotina diária de estudos pode chegar a 15 horas entre segunda e sexta-feira. A jovem estuda na Escola Estadual Senador Petrônio Portela, que conta com ensino integral das 7h às 16h.
"Depois da escola, tenho duas horas até começar a aula no cursinho preparatório que faço durante à noite. Saio de lá às 21h. É muito corrido e agitado, mas sinto que tudo isso vai me ajudar a conseguir minha vaga em Medicina", contou ao G1.
Para alcançar o sonho de ser médica, Loren decidiu adquirir mais experiência fazendo o Enem desde o primeiro ano do Ensino Médio. "A gente fica com a sensação de que poderia ter sido melhor, na primeira vez", lembrou. Ainda assim, a jovem passou para o curso de Engenharia de Pesca na Ufam, em 2013.
Aluna do terceiro ano vai fazer Enem em busca de Medicina (Foto: Luis Henrique/G1 AM)
"Fiquei muito feliz com a aprovação, com certeza, mas eu sempre quis Medicina, então decidi esperar mais para me dedicar de forma integral ao meu sonho", justificou.
A vida social da jovem "ganha tempo" somente nos finais de semana, quando Loren diz ficar longe dos livros apenas por algumas horas. "Mesmo no final de semana, antes de sair com amigos ou com a família, eu não me seguro e reviso todo o estudo que fiz durante a semana por algumas horas. O importante é eu alcançar meu objetivo", disse.
Enem 2015
A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número é 11,2% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.
As provas acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro.