NOTÍCIAS

Menina suicida de 13 anos morre antes de promover atentado na Nigéria

Menina suicida de 13 anos morre antes de promover atentado na Nigéria



Mesquita de Kano era alvo, mas explosivos foram detonados antes. Ataques são quase diários no país desde a chegada do novo presidente.

Uma jovem de 13 anos perdeu a vida quando detonou explosivos que carregava no próprio corpo, em um ataque que não deixou outras vítimas, nas proximidades da grande mesquita de Kano, maior cidade do norte da Nigéria, informou a polícia local à agência France Presse.

"Ela detonou os explosivos e morreu na hora. Nenhuma outra pessoa foi ferida", relatou um porta-voz da polícia, detalhando que a explosão ocorreu às 21h locais (17h, pelo horário de Brasília) numa rotatória localizada a 200 metros da mesquita Omar bin Khattab.

"A mesquita era certamente seu alvo, mas os explosivos foram acionados prematuramente", informou outra fonte policial.

Até o momento nenhum grupo reivindicou a autorida do ataque. Ao menos 500 pessoas já morreram em atentados do grupo Boko Haram desde o fim de maio na Nigéria, 49 apenas no último domingo.

Os ataques são praticamente diários desde a chegada ao poder do novo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que se comprometeu a "erradicar o terrorismo o mais rápido possível".

O massacre de domingo, ocorrido em Jos, na região central da Nigéria, eleva a 260 o número de mortes em atentados islâmicos em uma semana, de acordo com números levantados pela AFP, e pelo menos 520 desde a posse de Buhari, no dia 29 de maio.