NOTÍCIAS

Governo do Acre surpreende SP com envio de haitianos

Governo do Acre surpreende SP com envio de haitianos



Envio de imigrantes sem aviso para São Paulo já gerou debates no ano passado. Para a prefeitura paulistana, ação gera “desconforto”

O governo do Acre voltou a enviar ônibus com imigrantes haitianos para São Paulo após quatro meses. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, não houve aviso sobre os envios e cerca de mil haitianos devem desembarcar na capital paulista nos próximos dias.

Ao todo, serão 22 viagens – duas por dia – para transportar 968 haitianos, de acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre. A gestão Fernando Haddad (PT), em São Paulo, criticou tanto o governo federal como o governo do Acre, ambos comandados também pelo PT.

Haitianos abrigados em paróquias do Pari e do Glicério estão sendo vítimas de aliciadores para trabalho escravo em SP.

Ainda segundo o jornal, o transporte custou R$ 1 milhão e será financiado pelo Ministério da Justiça do governo Dilma Rousseff (PT). Para o governo do Acre, não há mais condições de abrigo para os imigrantes que chegam.

"Chegamos ao limite. A situação é delicada, passou do nosso nível de capacidade”, disse o secretário acriano Nilson Mourão. "Nosso papel é fazer os imigrantes chegarem ao destino final. Isso (ir para SP) é uma opção deles. Eles não vêm para ficar no Acre, mas para (ir a) outros centros", disse.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da gestão Haddad, no entanto, disse ter sido "surpreendida" e que essa medida gera "grande desconforto".