Empresa cria video game dedicado a deficientes visuais
Um dos maiores atrativos dos games atuais é a qualidade gráfica nas telas. Mas como explicar o sucesso de um jogo que não utiliza gráfico nenhum? Esse é o caso do A Blind Legend (Uma Lenda Invisual, em português), onde o usuário usa exclusivamente a audição para se orientar pelo cenário imaginário.
Um dos maiores atrativos dos games atuais é a qualidade gráfica nas telas. Mas como explicar o sucesso de um jogo que não utiliza gráfico nenhum? Esse é o caso do “A Blind Legend” (“Uma Lenda Invisual”, em português), onde o usuário usa exclusivamente a audição para se orientar pelo cenário imaginário.
O jogo conseguiu 43 mil euros de aporte através de uma campanha de crowdfunding, o que mostra o grande potencial de mercado para deficientes visuais e a disponibilidade do público em geral para novas possibilidades, pois o game não deixa a desejar para nenhum outro jogo tradicional no mercado com relação à qualidade.
O jogo narra a história de um cavaleiro medieval que perdeu sua visão e precisa atravessar uma floresta para libertar sua mulher que foi raptada por violentos sequestradores. Seus movimentos são controlados pelo toque na tela do aparelho móvel ou por um mouse de computador. Movimentos bruscos com os dedos simulam a utilização de uma espada.
Os criadores recomendam usar fones de ouvidos, que tornam possível ouvir tudo ao redor, como os barulhos da floresta, os pássaros voando no céu, o rio fluindo.
Assista ao vídeo de demonstração feito pela empresa criadora do jogo, a Dowino, e se surpreenda também:
É muito gratificante tomar conhecimento de empresas como a Dowino, que são criadoras de games, apps e filmes “pela mudança”, como eles mesmos referem, e focadas em informar, educar e instruir o maior número de pessoas possível, expandindo a magia dos games para quem antes nunca havia tido essa oportunidade.