NOTÍCIAS

Google presta homenagem à natureza brasileira

Google presta homenagem à natureza brasileira



Arquipélago de Fernando de Noronha e mais de 500 quilômetros na Amazônia podem ser exploradores com o Street View

Ferramenta digital permite tirolesa entre as árvores
A exuberância dos animais e plantas dos ecossistemas brasileiros sempre foi motivo de admiração. A Amazônia, no norte do país, é um dos destinos mais cobiçados por viajantes de todo o planeta. Território mais rico em espécies no mundo, a floresta amazônica representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes do mundo. Logo, cidades como Manaus (AM) e Belém (PA) são pontos de partida tradicionais para a exploração da região. Acontece que chegar na Amazônia pode custar caro e, então, o destino termina por ser exclusivo para poucas pessoas.

Desde março, o Google Earth Outreach permite desvendar algumas das maravilhas da floresta pelo Google Street View do navegador de seu computador. O projeto foi desenvolvido junto com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e é resultado de uma parceria iniciada em 2012. Você viaja pela copa das árvores, faz uma tirolesa em plena floresta, navega pelos rios Aripuanã, Mariepauá e Madeira e visita comunidades ribeirinhas que vivem entre as águas e o bosque. Ao todo, foram mapeados 500 quilômetros de rios e 20 quilômetros de trilhas na mata e na tirolesa.

Fernando de Noronha
Das pessoas que conhece, quantas estiveram em Fernando de Noronha? Seguramente poucas. O arquipélago pernambucano é considerado patrimônio mundial pela UNESCO e tem nada menos do que a praia mais bonita do mundo, a Baía do Sancho, de acordo com eleição realizada pelo TripAdvisor. Em parceria com o Catlin Seaview Survey, a ilha foi toda mapeada pelo Google Street View, da superfície até debaixo d’água.

Fernando de Noronha é santuário para espécies vegetais e animais marinhos. As imagens mostram muito mais do que a beleza natural, mas a abundante riqueza do arquipélago. Foram registrados lugares e praias que fazem a fama do local, como a Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos e o Morro do Pico. Também é possível fazer um mergulho virtual pelo Oceano Atlântico e “nadar” com golfinhos, tartarugas marinhas e peixes.