Nigeriano usa sucata para criar fusca movido a vento e a energia solar
Protótipo custou 6 mil dólares e pode ser o carro do futuro da Nigéria
Bateria do automóvel dura até 5h
O nigeriano Segun Oyeyiola já pode afirmar que realizou um feito automobilístico fantástico: a adaptação de um Volkswagen fusca com motor à combustão em um carro movido a vento e à energia solar pronto para enfrentar as altas temperaturas do país africano.
O estudante de engenharia da Universidade Obafemi Awolowo, em Ife, investiu não mais do que 6 mil dólares ao longo de um ano para a montagem do protótipo. Amigos e parentes ajudaram doando peças de sucata para apoiar a evolução do projeto.
Em entrevista a FastCoExist, Oyeyiola explicou que queria reduzir as emissões de dióxido de carbono, que contribuem para o aquecimento global. A ideia o motivou a seguir mesmo quando escutava de algumas pessoas que estava perdendo tempo.
Oyeyiola instalou um painel solar gigante no topo do fusca. Para os dias sem sol, ele posicionou uma turbina eólica sob o capô. O ar flui pela grade dianteira enquanto o carro está em movimento. O vento faz girar a turbina, que carrega a bateria instalada na traseira do fusca. Oyeyiola reforçou com uma suspensão super resistente a parte de trás do veículo para que suporte o peso da bateria.
O fusca elétrico está em fase inicial de desenvolvimento e, portanto, não é perfeito. A bateria tem autonomia de não mais do que 5h, mas o estudante garante que está trabalhando nisso.
Se tudo correr como sonha o nigeriano, o protótipo que desenvolveu pode ser o “carro do futuro da Nigéria”.
(Com informações de FastCo.Exist)