Netanyahu surpreende os adversários e é re-eleito Primeiro Ministro de Israel
Mais uma vez a imprevisível política israelense surpreendeu nestas eleições
Mais uma vez a imprevisível política israelense surpreendeu nestas eleições, mesmo contra as pesquisas de opnião e a mídia Israelense que já vinham prevendo um perda sem precedentes para Benjamin Netanyahu, ele conseguiu se eleger.
Nos últimos quatro dias os meios de comunicação estavam prevendo que os partidos de esquerda finalmente conseguiriam vencer a direita, mas a previsão se desmoronou diante do trabalho intenso feito pelo próprio Netanyahu e seus simpatizantes., a campanha agressiva da esquerda se mostrou inefetiva.
Com a reeleição de Netanyahu, cresce o medo de que a estagnação da economia venha a continuar, o que pode aumentar uma pressão sobre as instituições democráticas do país.
O partido Likud que estava com uma previsão de cair para cerca de 17 mandatos, conseguiu se recuperar e chegar a 30 cadeiras no parlamento israelense.
Netanyahu declarou: "Farei tudo o que puder para cuidar da Prosperidade e da Segurança de Todos os Cidadãos de Israel".
Acrescentou: "Estou muito emocionado e sei o peso da responsabilidade e da confiança demonstrada pelo Povo de Israel em mim e meus companheiros, diante de todas grandes forças que se levantaram contra nós."