Lula vence votação de mais corrupto do ano
Lula: com o caso Rosemary e novas acusações vindas de Marcos Valério, ex-presidente venceu o troféu Algemas de Ouro este ano.
São Paulo – O ex-presidente Lula começa a semana com um prêmio nada honroso: ficou em primeiro lugar no Troféu Algemas de Ouro 2012, cuja votação foi organizada pelo Facebook. Lula ficou com mais de 9 mil dos 14,1 mil votos válidos, seguido pelo senador cassado Demóstenes Torres e pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (veja tabela completa abaixo).
A festa de premiação ocorreu ontem no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. O Movimento 31 de julho, que organiza a premiação desde 2011, entregou simbolicamente uma algema e um cheque fictício de 153 milhões de reais ao ex-presidente.
O valor se refere ao montante de dinheiro que circulou no mensalão, de acordo com o Supremo Tribunal Federal.
Mas, segundo os organizadores, “todos os dez candidatos ao troféu merecem as algemas”.
Lula passou por diversas denúncias em 2012. A mais séria delas veio do operador do mensalão, Marcos Valério, que acusou o ex-presidente de pagar contas pessoais com dinheiro do esquema.
Além disso, Lula sofreu desgaste com o caso Rosemary Noronha, mantida no cargo de chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo a pedido do ex-mandatário. Rosemary é acusada de cometer tráfico de influência no governo, segundo a Polícia Federal, e era próxima a Lula. Ele ainda não falou publicamente sobre o caso.
A assessoria do Instituto Lula disse à EXAME.com que não se manifestará sobre o prêmio Algemas de Ouro.
Fraude
O Movimento 31 de julho se diz apartidário e laico. A votação ocorreu entre outubro de 2012 e o dia 15 de janeiro deste ano, mas não sem percalços.
Os organizadores denunciaram uma tentativa de fraude no pleito, direcionada a dar votos aos candidatos do DEM e do PSDB que estavam na lista.
Teria ocorrido uma série de votos vindos de perfis repetidos, alguns com nomes e fotos iguais, e ainda uma sequência de votos do exterior de perfis criados há poucos dias, o que indicaria o uso de softwares.
Por causa disso, mais de 9 dos 23 mil votos foram invalidados.
Está em votação, também no Facebook, o troféu Vassoura de Ouro 2012. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, lidera com folga a disputa até o momento, seguido pelo juiz Marlon Reis, um dos coordenadores do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral, responsável pela Lei da Ficha Limpa.
Veja lista completa do troféu Algemas de Ouro 2012 na próxima página:
Candidato Votos válidos
1º Lula 9.557
2º Demóstenes Torres 3.175
3º Sérgio Cabral 662
4º Eduardo Azeredo 362
5º Paulo Maluf 357
6º José Roberto Arruda 177
7º Erenice Guerra 83
8º Jader Barbalho 70
9º Fernando Cavendish 63
10º Fernando Pimentel 40
TOTAL 14.547