NOTÍCIAS

Diretor executivo do Burger King tem 34 anos

Diretor executivo do Burger King tem 34 anos



Para elevar o lucro da rede, Daniel Schwartz limpou banheiros e preparou refeições em restaurantes da rede

 NOVA YORK – Jovens mentes estão por trás da compra da canadense Tim Hortons por US$ 11,4 bilhões e da mudança do Burger King para o Canadá para pagar menos impostos. O gerenciamento da segunda maior rede de hamburguerias dos Estados Unidos está nas mãos de profissionais que têm mais a ver com as startups do Vale do Silício do que com os engravatados de Wall Street. O diretor executivo da companhia, Daniel Schwartz, tem apenas 34 anos. E ele não está sozinho. De acordo com o site CNNMoney, o diretor financeiro Joshua Kobza não está nem na casa dos 30: tem só 28 anos. Já o chefe de relações com investidores Sami Siddiqui tem 29.

 
Por outro lado, destaca o CNNMoney, a média de idade dos diretores executivos das empresas que integram o índice S&P 500 da Bolsa de Nova York é de 57 anos. O mais novo é Mark Zuckerberg, do Facebook, que tem 30 anos, e o mais velho é Warren Buffett, da Berkshire Hathaway.
 
Desde que Schwartz assumiu o Burger King, no ano passado, as ações da empresa dispararam 60%. De acordo com o CNNMoney, ele teria conseguiu um amplo crescimento dos lucros graças a uma redução de custos e de ofertas de menu simplificado. Segundo artigo publicado no mês passado pela Bloomberg Businessweek, Schwartz é muito mais do que um homem de números: ele limpou banheiros e preparou refeições em lojas da rede para encontrar maneiras de melhorar a eficiência operacional.
 
Diferentemente de outros executivos das finanças, destaca o CNNMoney, o diretor executivo do Burger King não chegou ao topo subindo a tradicional escada corporativa. Ele entrou pela porta dos fundos, como sócio da 3G Capital, fundada pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira e que detém 70% da rede de fast-food. O fundo colocou Schwartz no Burger King no fim de 2010 e ele se tornou diretor executivo no ano passado. É comum fundos de private equity instalarem sua própria equipe de gerenciamento nas empresas que adquirem para mudar a cultura corporativa, mas é raro colocarem alguém tão jovem em um posto de tamanha importância.
 
Antes do Burger King, Schwatrz, que se formou na Universidade Cornell em 2001, passou pelo Credit Suisse First Boston e pela Altair Capital Management, um fundo hedge de Connecticut.