NOTÍCIAS

Por que os donos de Google, Amazon e Facebook foram acampar no meio do deserto?

Por que os donos de Google, Amazon e Facebook foram acampar no meio do deserto?



Situada no estado vizinho da Califórnia, a festa Burning Man junta anualmente 50.000 pessoas na cidade de Black Rock City e dura cerca de uma semana

 SÃO PAULO – No meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos, uma festa se tornou uma tradição entre os ricaços do Vale do Silício – a Burning Man, ou, Homem Queimando, em português. Celebridades do mundo da tecnologia, como Mark Zuckerberg, do Facebook, Sergey Brin e Larry Page, do Google, Jeff Bezos, da Amazon e Elon Musk, do PayPal, já visitaram a festa, acampando no deserto. 

Situada no estado vizinho da Califórnia, a festa junta anualmente 50.000 pessoas na cidade de Black Rock City e dura cerca de uma semana (este ano, se estende do dia 25 de agosto até o dia 1 de setembro). Cada vez mais, ela é usada como ponto de encontro dos trabalhadores da indústria de tecnologia. 
 
E com os ricaços, ela é cada vez mais extravagante – as antigas tendas deram lugar para furgões, que por sua vez foram substituídos por estruturas temporárias. Muitos deles, como Brin e Page, nunca se importaram em mostrar que possuem dinheiro, mas esse não é o caso da "nova geração". 
 
 A festa acontece em um deserto (Wikicommons) Estou no deserto…
Um dos pontos principais da festa é o espírito de união. Lá, o dinheiro (em teoria) não existe e tudo tem de ser dividido entre todos, inclusive drogas, que são bastante comuns. Isso era verdade quando um banheiro químico era a estrutura tecnologicamente mais avançada do festival, mas agora, com o luxo cada vez maior, isso começa a mudar. 
 
O festival está cada vez mais caro. Geralmente, um acampamento custa cerca de US$ 300 por pessoa, mas há quem esteja gastando mais de US$ 25 mil per capita. Em um dos campos de um barão da tecnologia, o New York Times aferiu que havia sido gasto cerca de US$ 2 milhões para montar a estrutura e trazer mulheres diretamente de agências de modelo de Nova York. 
 
Cada vez mais, o Burning Man se transforma em uma reunião de ricaços do Vale do Silício. "Quem tem ido para o Burning Man nos últimos cinco anos agora vê uma quantidade de gastos e flashes que não existiam antes. Tem um sentimento de ‘olha, os ricos estão se mudando para meu bairro’", afirma Brian Doherty, autor do livro "Esse é o Burning Man", ao NYT.