NOTÍCIAS

Tráfico Humano

Tráfico Humano



O Brasil será o anfitrião da Copa do Mundo 2014. Muitas expectativas têm surgido em torno desse grande evento, de benefícios e malefícios que teremos em nosso país.

O Brasil será o anfitrião da Copa do Mundo 2014. Muitas expectativas têm surgido em torno desse grande evento, de benefícios e malefícios que teremos em nosso país. Pessoas do mundo inteiro virão assistir aos jogos e, consequentemente, fazer suas visitas turísticas nas cidades sede. Este fluxo de pessoas é um grande atrativo para práticas ilegais em todos os sentidos, e o tráfico de pessoas é uma delas. Com um ambiente favorável e promessas de realização de sonhos, pessoas são enganadas e traficadas.
 
O tráfico de pessoas é o terceiro crime mais lucrativo no mundo, perdendo só para o mercado de drogas e armas. Ele está ligado, por exemplo, à exploração de trabalhos rurais, urbanos e domésticos, ao comércio de órgãos, casamentos forçados, à adoção ilegal de crianças, etc. Mas, a exploração mais identificada é a sexual. Em cada 10 mulheres que são traficadas, oito são exploradas sexualmente.
 
O Kickoff surgiu na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, com o propósito de alcançar e tocar pessoas com o Evangelho. Hoje, temos incorporado aos evangelismos ações contra o tráfico e também de sensibilização à população. Já se sabe que durante eventos globais como esse, o ambiente torna-se favorável à ocorrência do tráfico de pessoas e a JOCUM tem alertado frente à esta causa.
 
A equipe de enfrentamento ao tráfico de pessoas da base da JOCUM em Belo Horizonte desenvolveu um projeto chamado LIBERTODOS – Liberdade para Todos, criado de forma pedagógica, direcionado para crianças e adolescentes. Várias pessoas já foram treinadas para ministrar as palestras nas escolas. O resultado tem sido surpreendente! Principalmente quando os jovens se reconhecem nas situações citadas nas palestras. 
 
O objetivo já está sendo alcançado! Com a sensibilização, exemplos práticos de autodefesa e incentivo para a denúncia, acreditamos que muitas pessoas serão salvas do tráfico. 
 
Contamos com a parceria das igrejas e da sociedade para lutarmos juntos, num mesmo propósito. Como Johan Lukasse, coordenador nacional do Kickoff, propôs: “Vamos tornar a Copa do Mundo no Brasil um ambiente desfavorável para o tráfico de pessoas”.
 
O que você e sua equipe podem fazer?
 Ir para escolas, centros comunitários, igrejas, prisões, etc e dar uma aula de conscientização para adolescentes de 12-17 anos;
Website Libertodos
           
 
Libertodos é um kit completo, incluindo:
Manual de Palestras; 
Proposta a ser apresentada à direção das escolas ao marcar as palestras; 
Avaliação criativa direcionada aos alunos; 
3 peças teatrais simples (de 1,5 min.) a serem apresentados (vídeos disponíveis no Youtube); 
Áudio das peças teatrais em mp3; 
PowerPoint da Palestra; 
E outros materiais de apoio.        
 
Para fazer o pedido do material, escreva para: libertodos@gmail.com
 
 
 
 
  • Organizar tempos de oração, caminhadas de oração, etc.
        Download da lista dos 32 países da Copa, com pontos de intercessão contra tráfico humano;
        Liberdade, 24/7 orações, Exodus Cry;
  •     Evangelizar taxistas e camareiras, e conscientizar contra exploração sexual;
 
 
 
Dalila Heleno e equipe do Kickoff.


EXODUS CRY –  Toda pessoa deve ser libre.
 
Queremos apresentar-lhe um dos nossos parceiros na luta contra a injustiça. 
 
Talvez você já conhece, ou tinha lido sobre eles em outro de nossos posts antes. Se você não fez, você pode saber mais sobre eles aqui. 
 
Exodus Cry é construída sobre uma base de oração e tem o compromisso de abolir a escravidão sexual através da prevenção, intervenção e restauração integral das vítimas de tráfico centrada em Cristo. 
 
Um de seus desenvolvimentos foram um filme chamado "Nefarious, O mercador de almas", "… é um documentário contundente que expõe as tendências perturbadoras da escravidão sexual moderna. Desde sua primeira cena, Nefarious permite olhar em profundidade a indústria do tráfico de pessoas, mostrando onde os escravos são vendidos (muitas vezes em países ricos e desenvolvidos), onde trabalham, e onde eles estão confinados ".
 
 
 
 
 
 
Sua finalidade é: "… expor a escravidão sexual moderna e promover a sua erradicação. As histórias que contamos em diferentes formas de cultura, definem o nosso mundo. É fundamental que aproveitemos o poder dos meios de comunicação criativa para contar histórias que se alinham nossos corações com a verdade. "