NOTÍCIAS

Kibbutz Lotan, um exemplo de sustentabilidade

Kibbutz Lotan, um exemplo de sustentabilidade



Todo mundo já ouviu falar dos Kibbutzim em Israel, são comunidades agrícolas socialistas em que sua grande maioria deu certo, boa parte delas passou do socialismo para a privatização, mas o sucesso continua.

Todo mundo já ouviu falar dos Kibbutzim em Israel, são comunidades agrícolas socialistas em que sua grande maioria deu certo, boa parte delas passou do socialismo para a privatização, mas o sucesso continua. A população dos Kibbutzim é um das menores do pais porém é uma das que mais contribuem com as Forças de Defesa de Israel, com a Economia do Estado de Israel e sua contribuição com o desenvilvimento das regiões agrícolas e distantes do país foi fundamental para o Estado de Israel ser a potência que é hoje no ramo agrícola.

Kibbutz Lotan por exemplo é um verdadeiro exemplo de sustentabilidade
Lotan ( hebraico : לוֹטָן) é um kibbutz no Vale de Aravá,a Savana de Israel no Deserto do Negev  no sul do país. Foi fundado em 1983 por jovens israelenses e americanos idealistas que juntos construíram uma comunidade de participação nos lucros com base em valores judaicos pluralistas, igualitárias e criativas ao mesmo tempo para proteger o meio ambiente.

O nome do Kibbutz deriva de "um dos filhos de Seir". (Gênesis 36:20) (um descendente de Esaú, que morava em Edom que está nas proximidades. A comunidade é o lar de mais de 150 pessoas de todo o mundo, incluindo 20 famílias e seus filhos que são membros, pagando aluguel como residentes, voluntários, israelenses de 18 anos que são voluntário por um ano de serviço e treinamento de liderança antes do serviço militar obrigatório e outros grupos educacionais.

O Kibbutz Lotan é membro do Movimento de Israel para o Judaísmo Progressista . e da Rede Global Ecovillage cuja renda é gerada pelo principalmente pelo cultivo das tâmaras, vacas leiteiras e cabras, a produção de queijo, e é membro da região de eco-turismo. O Kibbutz ainda conta com um centro de observação de aves e saúde holística – em particular Watsu – Shiatsu – Hidroterapia. diversos outros tratamentos e cursos no Centro do Kibbutz de Ecologia Criativa, tem uma educação ambiental e instituição de pesquisa e conservação.

O Centro oferece programas acadêmicos em conjunto com UMass Amherst e Cursos de Certificação em Permacultura -. Formação em Design de Sustentabilidade e Treinamento. Um parque interativo para a agricultura orgânica e urbana, construção natural e as manifestações de energia solar, bem como a eficiência energética no EcoCampus de super – um bairro exclusivo construído a partir de barro, llama e palha, com excelente trabalho de isolamento têrmico.

A Ecovillage Green de Aprendizagemd e Permacultura oferece um curso de Design que é de seis semanas de experiência de trabalho / estudo intensivo executado pelo Centro de Ecologia criativa no Kibbutz Lotan, no sul de Israel. O programa oferece uma imersão altamente baseada em praticamente nos processos e desafios envolvidos na concepção, construção e funcionamento de comunidades sustentáveis, articulando aspectos ecológicos, sociais, econômicos e espirituais em um todo. As habilidades práticas são desenvolvidas através de mão de trabalho no Centro de Ecologia Criativo, um dos maiores israelenses centros de educação ambiental, hortas orgânicas, projetos de construção alternativos e naturais e a Reserva de Pássaros Migratórios de Lotan, o curso é complementado por sessões teóricas em temas de projeto ecológico, permacultura e sustentabilidade .


Nossa experiência no Kibbutz Loan
Não fizemos o programa educacional, mas somente nos hospedamos no local e tivermo um passeio com uma guia local, obviamente a guia era uma jovem de cerca de 17 anos, que falava fluentemente Russo, Inglês e Hebraico é claro. Ela estava participando do programa de voluntários e demonstrou pleno conhecimento em todas as características do Kibbutz, o que demonstra a preocupação do mesmo com a boa formação dos mesmos.

Hospedagen no Kibbutz Lotan
No Kibbutz Lotan exite um grand enúmero de hospedagens do tipo chlés ecológicos, são contruções simples feitas basicamente de barro com palha, o que permite um excelente isolamento térmico, além disso, para conforto dos visitantes conta com as principais praticidades, TV, ar-condicionado, água quente, água potável, mesmo assim é totalmente sustentável, visto que até a eletrecidade do local é produzida por energia solar.
Os chalés são apropriados para até 4 pessoas no máximo, e oram construídos sempre dois a dois, em torno dos chalés há um caminho bem ordenado, florido e decorado, ideal para passar o tempo contemplando a paisagem desértica do Sul de Israel.

A Casa de chá ou Casa de Café
No Kibbutz Lotan não há um restaurante, há um refeitorio onde se você desejar pode fazer suas refeições principais em baixo custo, mas se você não está acostumado a comida simples de comunidades agrícolas, não aconselhamos o uso do refeitorio, porém, o café da manhã no local é muito aconselhável, é excelente. O Café da Manhã é servio em uma casa de chá junto a horta orgânica do Kibbutz no seu lado oriental, a caminho da Reserva de Pássaros.
A Casa de chá é feita de barro com palha e ungida com óleo de cozinha pelo menos uma vez por ano, afim de isolar o local e garantir a impermeabilidade da construção, com cerca de cinco metros de altura e um teto intermediário com aberturas para a parte externa, a casa de chá não precisa de ar condicionado, o local é fresco e agradável, a decoração é simplesmente linda e aconchegante.

O Café da Manhã no Kibbutz Lotan
O Café da Manhã no Kibbutz Lotan é um típico café da manhã israelense, ou seja, muita salada orgânica e muitos derivados de leite, queijos especiais, azeitonas de todos os tipos, pão fresco com grãos variados, leite, café e sucos, fácil é começar, difícil é querer terminar e sair da casa de chá;

Opções para Almoço e Jantar
Há diversa opções de Almoço e Jantar, entre elas, o visitante pode dirigir até o Kibbutz Yotvata, onde há um centro comercial do lado oriental do Kibbutz, sanduiches e refeições são servidas alí, além disso, no local pode-se comprar o que há de melhor na indústria laticínia de Israel, o Yotvata é conhecido por seu leite, seus queijos, yogurtes e etc.
Outra opção e mais variada é almoço e jantar em Eilat, que fica à apenas uma distancia de 53 quilômetros em direção sul, alí pode-se encontrar diversos restaurantes, shopping center e até mesmo a "Casa do Brasil" um dos mais tradicionais rodízios no estilo brasileiro em Israel.

Atrações – Próximo ao Kibbutz Lotan
Em primeiro lugar, se você chegou ao kibbutz Lotan pela estrada 40, deve ter observado pouco antes de chegar na região, um mirante que dá vista para quase toda a Aravah, uma das vista mais belas do páis, o mirante está a apenas 5 minutos de viagem do Kibbutz.
Não muito distante estão algumas preciosidades em Israel, O Parque Timna está a apenas 28 km ao sul, este é um dos locais mais incríveis no deserto de Israel, local onde o povo de Israel acampou e local das famosas Minas do Rei Salomão.
Além do Parque Timna, o Hai Bar Safari Yotvata está à uma distância de apenas 16 km, o Safari Yotvata é muito interessante porque além de poder entrar com seu carro no local, você poderá ver alí animais típicos da região, este é um safari bíblico e a paisagem de fundo é de tirar o fôlego, as Montanhas de Edom.