Arqueólogos Revelaram a Fortaleza de Sião Que Davi Conquistou
A Arqueologia bíblica em Israel não para de supreender, segundo os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades do Estado de Israel, e o Diretor das Pesquisas Arqueológicas na Cidade de Davi, o Arqueólogo Eli Shokrun, Agora os visitantes da Cidade de Davi poderão ver parte da construção mais impressionante em Jerusalém, nada menos do que a Fortaleza de Sião, uma fortificação que protegia a Fonte de Gião dos inimigos dos Jebuseus.
A Arqueologia bíblica em Israel não para de supreender, segundo os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades do Estado de Israel, e o Diretor das Pesquisas Arqueológicas na Cidade de Davi, o Arqueólogo Eli Shokrun, Agora os visitantes da Cidade de Davi poderão ver parte da construção mais impressionante em Jerusalém, nada menos do que a Fortaleza de Sião, uma fortificação que protegia a Fonte de Gião dos inimigos dos Jebuseus.
Segundo as Escrituras Sagradas, na Bíblia, Davi conquistou a Fortaleza de Sião apesar da falta de caso que os jebuseus faziam dele, passando provavelmente pode dentro de uma passagem de água, ele matou os Jebuseus que controlavam a Fortaleza de Sião e tomou posse do último reduto dos cananeus na terra que Adonai prometeu para Israel.
Alguns anos atrás os arqueólogos haviam descoberto um grande muro, parte de uma estrutura que eles não tinham ideia do que se tratava, com o avançar dos anos e a continuidade das escavações, aos poucos foi-se revelando o inesperado, a maior estrutura fortificada jamais encontrada dentro do perímetro da Cidade de Davi, aí as conclusões foram rápidas, baseadas nas escrituras, a descoberta lança luz no já tão iluminado texto bíblico, e agora, o melhor de tudo, o que Davi jamais imaginava, 3.000 anos após sua conquista, os visitantes de Jerusalém poderão ver parte da mesma fortaleza que ele conquistou a milhares de anos atrás.
Isso envolve uma escavação arqueológica de 15 anos, que foi definida como de uma complexidade única e jamais realizado em Israel e terminou com a sua exposição de uma grande fortaleza cananéia , datada do século XVIII AC. A fortaleza que foi escavada no Parque Nacional da Cidade de Davi, revelou lentamente em simultâneo com o trabalho árduo de dezenas de trabalhadores liderados pelo professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa e Eli Shukrun da IAA, o site continuou a acolher centenas de milhares de visitantes todos os anos e com uma escavação sem impedir as visitas.
"A Fortaleza da Foten" foi construída para protejer a Fonte de Gião bíblica por uma enorme estrutura, o acesso isolado para a fonte, permitindo chegada à Gião somente do oeste. Esta é a maior fortaleza encontrada até agora entre as cidades de Canaã do período mencionado em toda a Terra de Israel, e de fato parece ser a maior fortaleza encontrada em Israel até o reinado do rei Herodes.
De acordo com o livro de Samuel no capítulo , o rei Davi conquistou a "A Fortaleza de Sião" das mãos do rei Jebus e seus homens. As escavações extensas indicam uma nova visão argumenta do que pode ser esta impressionante fortaleza que entrou Davi e seus guerreiros quando tomaram à Jerusalém dos jebuseus .
O Livro de Primeira Reis, a narração conta que Salomão foi ungido Rei de Israel em Gião, e que a Bíblia descreve a unção do Rei pelo profeta Natã, e pelo sacerdote Zadoque. Esta cerimónia teve lugar, provavelmente , aqui na Fortaleza da fonte de Gião.
As escavações na Cidade Bíblica de Davi começaram pela Fundação Britânica para o Estudo de Israel (PEF), liderado pelo capitão britânico Charles Warren já em 1867, mas a primeira escavador que penetrou profundamente na fortaleza cananéia, sem ter consciência de tudo naquela época, era um caçador de tesouros e romântico Montague Parker, que procurou durante os anos de 1909 – 1911 a arca da aliança e os tesouros do Rei Salomão, aqui no coração da grande fortaleza cananéia da cidade de Davi.
Parker liderou a escavação que foi realizada em total sigilo enquanto subornava os funcionários turcos para permitir-lhe a escavar ali. Em maio de 1911, a escavação foi descoberta por um responsável pela segurança da parte do governo turco, que não estava no antro do suborno. Parker foi obrigado a fugir para salvar sua vida e fugiu para um iate que estava esperando-o em Jope e o levou para a Ilha de Chipre. Os restos das trincheiras e contenções escavadas por Parker e os seus homens cerca de 100 anos atrás, hoje podemos ver o topo do forte.
Nestes dias a renovada "Fortaleza da Fonte de Gião" foi recém-inaugurada para acolher os viajantes que podem desfrutar de uma visita incrível e interativa em vídeo, permitindo que os visitantes a voltem por alguns minutos no período bíblico através do conhecimento com realização arquitetônica notável e impressionante, criada pelos ancestrais cananeus há cerca de 3.800 anos.
Unção de Salomão, Rei de Israel na Fonte de Gião
E disse o rei Davi: Chamai-me a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Joiada. E eles entraram à presença do rei.
E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir a meu filho Salomão na mula que é minha; e levai-o a Giom.
E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão!
Então subireis após ele, e virá e se assentará no meu trono, e ele reinará em meu lugar; porque tenho ordenado que ele seja guia sobre Israel e sobre Judá.
Então Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei, e disse: Amém; assim o diga o SENHOR Deus do rei meu senhor.
Como o SENHOR foi com o rei meu senhor, assim o seja com Salomão, e faça que o seu trono seja maior do que o trono do rei Davi meu senhor.
Então desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e os quereteus, e os peleteus, e fizeram montar a Salomão na mula do rei Davi, e o levaram a Giom.
E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.
1 Reis 1:32-40
Davi Conquista a Fortaleza de Sião
E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir aos jebuseus, suba ao canal e fira aos coxos e aos cegos, a quem a alma de Davi odeia. Por isso se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
Assim habitou Davi na fortaleza, e a chamou a cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo para dentro.
E Davi ia, cada vez mais, aumentando e crescendo, porque o Senhor Deus dos Exércitos era com ele.
2 Samuel 5:6-10