NOTÍCIAS

Humanos estão tirando empregos de robôs, não ao contrário

Humanos estão tirando empregos de robôs, não ao contrário



Empresas enfrentam mudanças de comportamento e tecnologia que estão transformando o mundo do trabalho

A maioria das organizações e instituições educacionais segue modelos militares: todos se vestem iguais, agem da mesma maneira, trabalham com um cronograma definido, não fazem perguntas ou compartilham ideias.

As organizações ensinaram as pessoas a trabalhar como robôs e grande parte dessa mentalidade tem transitado em ambientes de trabalho no dia-a-dia, o que explica por que tantas pessoas estão desligadas no trabalho e não gostam de seus empregos.

A tecnologia finalmente capturou o ponto onde os robôs e drones e a automação podem finalmente fazer o trabalho e executar tarefas que as organizações atribuíram aos seres humanos.
Não é a toa que sinônimos para “trabalho” incluem: trabalho penoso, rotina, e luta e sinônimos para “empregado” incluem: escravo e servo. Os funcionários não foram convidados para contribuir com ideias ou sugestões e gestores não se preocupam com o envolvimento dos funcionários e criatividade.

Atualmente vemos uma grande mudança na forma como trabalhamos e como podemos estruturar nossas organizações. Isso está sendo impulsionado pelo surgimento de tecnologias colaborativas, novos comportamentos dos funcionários, globalização e outras tendências que moldam o local de trabalho. Pela primeira vez, estamos começando a pensar e criar organizações que são projetados para os seres humanos.

Hoje, os funcionários têm ambientes de trabalho flexíveis, compartilham ideias, colaboram e comunicam-se abertamente, e podem tornar-se líderes. Hoje, os gestores acreditam na inteligência coletiva, servindo funcionários. As organizações estão se tornando mais conectadas, mais abertas, e focadas na criação de um ambiente onde os funcionários realmente querem trabalhar. Essas coisas não podem ser consideradas “padrão” de hoje, mas será em breve, e isto é o futuro do trabalho.

O desafio que muitas empresas enfrentam agora é como se adaptar às mudanças de comportamento e tecnologia que estão transformando o mundo do trabalho. O que a sua organização está fazendo para se adaptar ao futuro do trabalho?