Exoesqueleto da Copa dá seus primeiros passos; veja vídeo
Está cada vez mais próxima a realidade de um paraplégico dar o pontapé inicial na Copa do Mundo. Nesta segunda-feira, 7, o neurocientista Miguel Nicolelis, que lidera o projeto “Andar de Novo”, postou em sua página no Facebook um vídeo que mostra o protótipo do exoesqueleto desenvolvido pela sua equipe dando os primeiros passos sozinho.
Está cada vez mais próxima a realidade de um paraplégico dar o pontapé inicial na Copa do Mundo. Nesta segunda-feira, 7, o neurocientista Miguel Nicolelis, que lidera o projeto "Andar de Novo", postou em sua página no Facebook um vídeo que mostra o protótipo do exoesqueleto desenvolvido pela sua equipe dando os primeiros passos sozinho.
A abertura da Copa está marcada para o dia 12 de junho na Arena Corinthians, em São Paulo. Na ocasião, 70 mil pessoas e quase 3 bilhões de telespectadores poderão acompanhar o feito histórico.
Segundo Nicolelis, pacientes paraplégicos têm testado o equipamento há cerca de um mês e estão aptos a manipular a armadura. Ele afirma que os resultados vão supreender e mostrar a determinação dos envolvidos no projeto.
A iniciativa é uma parceria do centro de neuroengenharia da Universidade Duke, da UFRN em Natal, e de instituições de São Paulo, Berlim, Munique e Lausane, na Suíça. O objetivo é fazer com que portadores de paralisia nos ossos possam se locomover e realizar atividades simples, tendo uma vida normal.
O equipamento fica preso por presilhas ao corpo do paciente e funciona como uma espécie de armadura. Ele envolve os membros paralisados e pode ser controlado por meio de pensamentos. Chips comandam a atividade elétrica cerebral e enviam sinais captados por um receptor wireless, localizado na cintura do paciente, que garantem a movimentação do corpo com o auxílio do exoesqueleto.
Em 2009, Nicolelis foi pioneiro na técnica chamada de "computador biológico". Na época, ele conseguiu conectar os cérebros de dois ratos de laboratório através de uma interface virtual, garantindo a comunicação direta entre eles.