NOTÍCIAS

Obama ordena ofensiva para capturar Kony

Obama ordena ofensiva para capturar Kony



Acusado desde 2005 de crimes contra a humanidade, guerrilheiro de Uganda é um dos dez criminosos mais procurados internacionalmente

Joseph Kony, comandante do grupo Exército de Resistência do Senhor ( Adam Pletts/Getty Images)

O presidente americano Barack Obama ordenou um maior esforço das tropas de operações especiais dos Estados Unidos para caçar Joseph Kony, informa o Washington Post em sua edição desta segunda-feira. Os EUA vão enviar nesta semana aviões e cerca de 150 homens à Uganda para tentar capturar Kony, comandante de uma violenta guerrilha que tenta impor um governo teocrático em Uganda e que está na lista dos dez criminosos mais procurados no mundo pela Corte Penal Internacional.

De acordo com a vice-secretária assistente de Defesa para assuntos africanos, Amanda Dory, pelo menos quatro aeronaves Osprey CV-22 devem chegar até o final desta semana em Uganda. Essas aeronaves são um híbrido entre um avião e um helicóptero, com asas e hélices, ideais para voos rasantes e para pousarem em terrenos acidentados. A Casa Branca notificou o Congresso sobre a operação na noite deste domingo. Amanda e outros funcionários da administração Obama ouvidos pelo jornal enfatizaram que os Ospreys serão usados para transporte de tropas. O primeiro esforço dos EUA para capturar Kony foi em outubro de 2011, mas a operação fracassou.