
Israel destrói esforço de paz com novos assentamentos, diz Palestina
Negociador criticou novos projetos de colônias em Jerusalém Oriental.
Secretário de Estado dos EUA tenta reativar negociações entre rivais.
O governo israelense destrói os esforços do secretário americano de Estado, John Kerry, para reativar o processo de paz, afirmou nesta quinta-feira (30) o negociador palestino Saeb Erakat, após a confirmação de projetos de construção nas colônias de Jerusalém Oriental ocupada.
"Acreditamos que as últimas decisões do governo israelense destroem realmente e oficialmente os esforços de Kerry", declarou Erakat à France Presse.
O negociador palestino se referiu à "escalada na construção de assentamentos, ao deslocamento da população do Vale do Jordão, aos crescentes ataques de colonos contra nosso povo e ao confisco de nossa terra".
A declaração de Erakat ocorre num momento em que uma ONG afirmou à AFP que Israel está preparando a construção de mais de mil casas em assentamentos na Cisjordânia.
Já Washington redobra através de Kerry seus esforços para reativar o estancado processo de paz israelense-palestino.
Segundo o Observatório anticolonização Terrestrial Jerusalem, Israel construirá 300 casas na colônia de Ramot e outras 797 serão propostas no assentamento de Gilo, perto da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia.
Mais de 360 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia ocupada e 200 mil nos bairros de assentamentos em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada.