NOTÍCIAS

Israel destrói esforço de paz com novos assentamentos, diz Palestina

Israel destrói esforço de paz com novos assentamentos, diz Palestina



Negociador criticou novos projetos de colônias em Jerusalém Oriental.
Secretário de Estado dos EUA tenta reativar negociações entre rivais.

O governo israelense destrói os esforços do secretário americano de Estado, John Kerry, para reativar o processo de paz, afirmou nesta quinta-feira (30) o negociador palestino Saeb Erakat, após a confirmação de projetos de construção nas colônias de Jerusalém Oriental ocupada.

"Acreditamos que as últimas decisões do governo israelense destroem realmente e oficialmente os esforços de Kerry", declarou Erakat à France Presse.

O negociador palestino se referiu à "escalada na construção de assentamentos, ao deslocamento da população do Vale do Jordão, aos crescentes ataques de colonos contra nosso povo e ao confisco de nossa terra".

A declaração de Erakat ocorre num momento em que uma ONG afirmou à AFP que Israel está preparando a construção de mais de mil casas em assentamentos na Cisjordânia.

Já Washington redobra através de Kerry seus esforços para reativar o estancado processo de paz israelense-palestino.
Segundo o Observatório anticolonização Terrestrial Jerusalem, Israel construirá 300 casas na colônia de Ramot e outras 797 serão propostas no assentamento de Gilo, perto da cidade palestina de Belém, na Cisjordânia.

Mais de 360 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia ocupada e 200 mil nos bairros de assentamentos em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada.