NOTÍCIAS

Como usar Gmail sem conexão à internet

Como usar Gmail sem conexão à internet



RIO – Nesses tempos em que a Google volta e meio tem dado umas engasgadas, os internautas que têm todo seu correio eletrônico no Gmail vêm passando por sérios apuros.

RIO – Nesses tempos em que a Google volta e meio tem dado umas engasgadas, os internautas que têm todo seu correio eletrônico no Gmail vêm passando por sérios apuros.

No entanto, usuários do navegador Chrome podem se resguardar de eventuais enguiços no acesso à internet mantendo seus mais recentes e-mails do Gmail armazenados em seus computadores locais. A ferramenta que permite isso é o Gmail Offline beta — um aplicativo do Gmail no Chrome desenvolvido para possibilitar o acesso off-line, permitindo ler, responder, pesquisar e arquivar e-mails sem ter acesso a uma rede. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em <http://bit.ly/dm_goff>.

Após a primeira inicialização, o Gmail Offline sincronizará automaticamente as mensagens e as ações que estiverem na fila de execução. Estas ações são as operações que o usuário executar no app, na ordem que forem comandadas por ele. Elas vão sendo enfileiradas para execução quando houver conexão com a rede.

O app fará a sincronização sempre que o Chrome estiver em execução e houver uma conexão à internet disponível. Mais do que um simples aplicativo off-line, a interface do usuário simplificada, baseada na bem conhecida interface do Gmail para tablet, proporciona um tempo de resposta razoavelmente rápido, e portanto uma experiência pura, concentrada exclusivamente no e-mail

O aplicativo não armazena o acervo completo de mensagens antigas do usuário, sendo capaz de guardar e-mails de uma semana, duas semanas ou um mês atrás. O valor default é sete dias. Emails dos labels “Starred” (com estrela) e “Draft” (rascunho) são armazenados na íntegra, independentemente de datas. Já os labels “Spam” e “Trash” são ignorados por inteiro. Além disso, a Google recomenda que o app não seja usado em computador público ou compartilhado com pessoas que não sejam de sua inteira confiança.

É importante esclarecer que habilitar o Gmail Offline para Google Chrome em um certo computador não significa que a ferramenta estará habilitada para qualquer outro navegador, nem para qualquer outro computador que o usuário utilize. Ele ainda poderá usar o Gmail na web em outros computadores, tanto via Chrome quanto via outros navegadores, sem sincronizar, mesmo que o aplicativo tenha sido instalado no computador pessoal do usuário.

Se o usuário não precisar mais de seus dados de Gmail armazenados off-line, ele poderá removê-los da seguinte forma. Digite “chrome://settings/cookies” (sem as aspas) na linha de endereços do Chrome e tecle enter. Busque por “mail.google.com” (sem aspas). Passe o mouse por cima dos resultados da busca e clique no X que irá aparecer. O usuário precisa ter consciência de que simplesmente desinstalando o aplicativo no Chrome não irá deletar seus dados off-line do computador sendo usado.

Caso o usuário precise guardar todo seu acervo de mensagens passadas, deverá optar por um cliente de e-mail. Uma boa opção e gratuita é o consagrado software Mozilla Thunderbird, atualmente na versão 17.0, que pode ser baixado em português em <http://br.mozdev.org/thunderbird/download/>.