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400 ônibus no Reino Unido, Irlanda, sem COVID-19, graças à tecnologia israelense

400 ônibus no Reino Unido, Irlanda, sem COVID-19, graças à tecnologia israelense



O sistema de purificação do ar também pode ser usado para revitalizar a indústria do turismo, em Israel e além

A startup Aura Air sediada em Tel Aviv terminou de equipar 400 ônibus turísticos, recentemente reaproveitados para transportar trabalhadores de linha de frente no Reino Unido e na Irlanda, com seu sistema exclusivo de purificação de ar baseado em dados.

A tecnologia usa três métodos para matar o coronavírus e informa os passageiros sobre o estado de sete índices de qualidade do ar em seus veículos. Originalmente testado no Sheba Medical Center em Tel Aviv, onde ainda está em uso hoje, o sistema revelou ser mais de 99,9% eficaz na desinfecção do ar interno de bactérias, vírus, fungos e mofo e na captura de partículas que podem causar doenças.

Em Israel, a empresa também trabalha principalmente com empresas de ônibus de turismo, o que poderia ajudar a reviver uma indústria local devastada pela pandemia. O sistema de purificação de ar elimina o coronavírus usando dois métodos patenteados: um esterionizador e um filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA) de cobre. Além disso, ele limpa o ar usando luz ultravioleta C (UVC).

O Esterionizador é um ionizador atualizado, pois os modelos mais antigos podem causar sérios problemas de saúde, como danos aos pulmões. Um ionizador funciona distribuindo íons positivos e negativos no ar, o que inicia um processo que destrói as construções de proteínas causadoras de doenças dos vírus, como o coronavírus e a gripe.

Os filtros HEPA de cobre se distinguem por capturar e matar o vírus, enquanto os filtros HEPA normais apenas capturam o vírus. O cobre é bem conhecido por eliminar bactérias e vírus, enfraquecendo sua estrutura protéica, além de inibir sua capacidade de reprodução.

A luz UVC purifica, entre outras coisas, o ar e a água.

De acordo com a US Food and Drug Administration: “Foi demonstrado que a radiação UVC destrói o revestimento externo da proteína do SARS-Coronavírus, que é um vírus diferente do atual SARS-CoV-2. … A radiação UVC também pode ser eficaz na inativação do vírus SARS-CoV-2, que é o vírus que causa a Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19). ” A tecnologia é usada não apenas para proteção contra o coronavírus, mas também para os passageiros monitorarem o ar ao seu redor.

Os passageiros podem visualizar os índices de qualidade do ar para dióxido de carbono, monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis (como perfumes), umidade, temperatura e partículas (PM2,5 e PM10). De acordo com Paul Kasler, CEO da Aura Air UK Ltd, distribuidora da Aura Air no Reino Unido, as duas últimas medidas são as mais importantes para o monitoramento do COVID-19 no transporte urbano:

“Estas são as partículas que são emitidas quando você respira, tosse, espirra, fala, que são conhecidas por transportar o vírus e flutuam no ar por 15 a 30 minutos”, disse ele ao The Media Line, explicando que as partículas PM2.5 são entre 1,5 mícrons e 2,5 mícrons de tamanho, e as partículas de PM10 têm 2,5 a 10 mícrons de tamanho. Um mícron é um milésimo de milímetro.
Todo o monitoramento do ar pode ser feito por meio de um aplicativo.

“Damos aos operadores um adesivo para colocar no ônibus e no canto da imagem está o código QR [Resposta Rápida]. Os passageiros digitalizam esse código QR e, em seguida, podem baixar o aplicativo e sentar no ônibus e ver as leituras ”, disse Kasler. “Isso mostrará se você ultrapassou o nível limite. Os passageiros são o primeiro público-alvo que pode usar os dados e vê-los. Além deles, os dados também podem ser exibidos para os operadores de ônibus, os gerentes dos ônibus ou trens ”, disse Roei Friedberg, CEO da Aura Air North America, ao The Media Line.

O próprio Kasler trabalha com operadores privados, que usam “tudo, desde um Mercedes Tourismo, que é um ônibus de 51 lugares, até minivans de 10 a 12 lugares”.

Ele viu um negócio florescente de empresas de ônibus escolares.

“Muitos desses operadores privados estão equipando as escolas. Dos 111 que instalamos na semana passada, eu diria que 30 a 40% deles são para viagens escolares ”, disse Kasler.

A tecnologia do sistema de purificação de ar também é usada para análises e pode ser empregada para ajudar os formuladores de políticas.

“Se necessário, podemos exportar os dados e compartilhá-los com os governos: com o Ministério da Saúde ou outras autoridades que administram a situação da COVID nesses países”, disse Friedberg, acrescentando que o futuro deste tipo de tecnologia está na análise da informação.

“Aura Air agora está investindo muito tempo e esforços em análise de dados, … diferentes índices de ar para vírus ou para prever cenários de alto risco”, acrescentou.

Friedberg diz que a tecnologia está agora em ônibus na Holanda e na Croácia e em breve será utilizada nos Estados Unidos.
Em Israel, a Aura Air trabalha principalmente com operadoras de turismo, mas Friedberg observa que a empresa está “agora em negociações com três grandes operadoras para implementá-los também em ônibus [para] transporte público”.
O sistema Aura Air é crucial para setores como o de transportes, onde as pessoas estão especialmente ansiosas para pegar o novo coronavírus, disse Friedberg.

“Vimos que nas empresas de ônibus, ônibus, transporte público … as pessoas têm medo de usá-los”, disse ele. “Nossa tecnologia é uma solução completa para purificar o ar para fornecer um ambiente seguro e saudável, [além de] mostrar a você os dados em tempo real e dar a você a confiança de que a área é limpa e segura . ”

Aumentar a confiança do consumidor é um passo crítico na reconstrução da indústria do turismo em Israel, onde os turistas tendem a passar muito tempo nos ônibus.

“Passamos de 100.000 turistas [clientes] em 2019 para 0. Se quisermos voltar aos nossos números, temos que criar um ambiente seguro para [eles]”, disse Samuel Smadja, presidente e proprietário da Sar-El Tours em Jerusalém , disse ao The Media Line, observando que ele instalou a tecnologia criada por Israel em 25 ônibus. “Teremos um ambiente sem COVID no ônibus; uma coisa certa é que eliminará o medo de ter de 30 a 40 pessoas no ônibus ”, acrescentou.

A tecnologia dá às pessoas uma garantia adicional ao confiar na ciência, que as arma pessoalmente com informações, disse Smadja. “Não é suficiente dizer a eles que o ar está bom ou que o motorista deixou as janelas abertas; ele [o cliente será] capaz de verificar o nível de ar no ônibus sozinho ”, disse ele. “Ele não tem que confiar em mim ou no meu motorista, mas sim na tecnologia.
“Quero dar aos clientes algo [para se sentirem confiantes sobre sua segurança] que vai além das máscaras”, continuou Smadja. “Se você vê um avião, todos estão com máscaras, mas você ainda tem dúvidas sobre a qualidade do ar no avião.”

Fonte: JerusalemPost – Crédito da foto: AURA AIR